i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Flórida

EUA confirmam que ataque à base naval foi ato de terrorismo e expulsam 21 militares sauditas

  • PorGazeta do Povo
  • 13/01/2020 20:54
Equipes de resgate fazem atendimento após tiroteio em base aeronaval de Pensacola, Flórida, 6 de dezembro de 2019
Equipes de resgate fazem atendimento após tiroteio em base aeronaval de Pensacola, Flórida, 6 de dezembro de 2019| Foto: FBI / AFP

O tiroteio em uma base aeronaval em Pensacola, no estado americano da Flórida, em dezembro foi um "ato de terrorismo motivado por ideologia jihadista", disse o procurador-geral dos EUA, William Barr, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (13) em Washington, segundo a mídia local. Os EUA anunciaram que 21 cadetes da Arábia Saudita que faziam treinamento militar no país seriam enviados de volta à Arábia Saudita.

Mohammed Alshamrani, um piloto militar da Arábia Saudita de 21 anos que estava nos EUA participando de um programa de treinamento, abriu fogo no interior da base na manhã de 6 de dezembro passado, deixando três marinheiros americanos mortos e várias pessoas feridas.

O atirador, que foi morto por policiais durante o ataque, tinha histórico de publicações anti-americanas e anti-Israel nas mídias sociais, disse Barr. Uma publicação feita por Alshamrani em 11 de setembro passado, no aniversário dos atentados terroristas de 2011 contra os EUA, dizia que "a contagem regressiva começou".

Os cadetes que foram expulsos dos EUA não são acusados de envolvimento com o caso. No entanto, 17 dos sauditas em treinamento tinham conteúdo anti-americano ou jihadista em redes sociais, e 15 deles tiveram contato com pornografia infantil, disse Barr. Eles embarcaram de volta ao reino saudita nesta segunda-feira.

A Arábia Saudita é um importante parceiro militar dos Estados Unidos. O ataque de dezembro deu início a um análise mais minuciosa sobre o programa de treinamento a militares estrangeiros nos EUA e pode ter complicado as relações entre os dois países no momento em que as tensões entre EUA e Irã, rival da Arábia Saudita na região, estão aumentadas.

Barr disse na coletiva de imprensa que a Apple não colaborou até o momento para que o FBI conseguisse desbloquear os dois aparelhos celulares do atirador. Anteriormente, a Apple disse que já havia entregue ao FBI "todos os dados em nossa posse", segundo a Reuters.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Jorge Dias

    ± 0 minutos

    Apple.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 10 horas

      O que os EUA querem com estes terroristas

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.