
Ouça este conteúdo
O líder do regime islâmico do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quinta-feira (27) que não foram Israel e os Estados Unidos quem venceram a chamada “Guerra dos 12 dias”, ocorrida em junho, mas sim seu país, que, segundo ele, “frustrou todos os objetivos” dos adversários. As declarações foram feitas durante um discurso direcionado aos basiji, milícia ligada à Guarda Revolucionária Iraniana.
Segundo a agência estatal Mehr News, Khamenei afirmou que “na guerra de 12 dias em junho, o Irã derrotou tanto os Estados Unidos quanto os sionistas (Israel), sem dúvida alguma”. O líder iraniano disse que Washington e Israel “vieram para causar problemas, foram derrotados e voltaram de mãos vazias” após um conflito que, segundo ele, vinha sendo preparado “há 20 anos”.
De acordo com o discurso reproduzido pela agência estatal, o aiatolá destacou que um dos supostos objetivos dos EUA e de Israel era “provocar ruptura interna no Irã”, mas que “mesmo aqueles que têm problemas com o sistema permaneceram unidos”, o que, para ele, teria neutralizado parte da estratégia inimiga.
A guerra de junho, que durou de 13 a 24 daquele mês, terminou com um cessar-fogo intermediado pelos Estados Unidos. Israel atacou instalações civis, militares e nucleares em território iraniano durante os 12 dias de confrontos, além de matar dezenas de comandantes da Guarda Revolucionária e cientistas ligados ao programa atômico de Teerã. Os EUA, por sua vez, participaram da ofensiva com bombardeios contra três estruturas nucleares consideradas estratégicas pelo regime iraniano.







