Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataques contra judeus na Europa

Alemanha anuncia prisão de outro integrante de rede ligada ao Hamas

Alemanha prendeu membros de rede terrorista ligada ao Hamas que planejavam ataques contra judeus na Europa (Foto: EFE/EPA/HANNIBAL HANSCHKE)

Ouça este conteúdo

O Ministério Público Federal da Alemanha (GBA) anunciou nesta quinta-feira (13) a prisão preventiva de um sexto membro do grupo Hamas, suspeito de esconder armas em Berlim e Viena para preparar ataques contra alvos israelenses ou judeus.

A prisão do indivíduo, identificado apenas como Mahmoud Z., cidadão libanês, ocorreu a bordo de um trem na região de Flensburg, no norte da Alemanha, onde ele havia acabado de chegar vindo da Dinamarca.

Segundo o GBA, ele é suspeito de violar a Lei Alemã de Armas de Guerra e a Lei Alemã de Armas devido ao seu papel na aquisição de armas para o grupo terrorista Hamas.

Em agosto de 2025, ele teria recebido um fuzil automático, oito pistolas e mais de 600 cartuchos de munição no estado de Hesse, no sul da Alemanha, de Borhan El-K, outro suspeito de pertencer ao grupo, que foi preso nesta semana ao chegar à Alemanha vindo da República Tcheca.

De acordo com a acusação, Mahmoud Z. transportou as armas para Berlim, onde as entregou a Wael FM. As armas foram encontradas em posse de Wael FM quando ele foi preso em uma operação realizada no início deste mês, na qual a polícia deteve três suspeitos no total.

O homem preso nesta quinta-feira comparecerá perante um juiz de instrução no Tribunal Federal de Justiça, que decidirá se emite um mandado de prisão preventiva.

Como parte da operação contra a rede, um britânico também foi preso neste mês em Londres, com base em um mandado de prisão europeu. Ele é suspeito de ter reunido um arsenal de cinco pistolas em Berlim e as transportado para Viena, onde supostamente as armazenava em um imóvel alugado.

De acordo com a promotoria alemã, o objetivo da rede desmantelada era usar as armas para realizar ataques contra alvos israelenses ou judeus.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.