Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (4) que visitará Israel, Arábia Saudita e a Faixa de Gaza, ressaltando que foi convidado para “todos os lugares” do Oriente Médio.
“Eu amo Israel, visitarei Israel. Visitarei Gaza, visitarei a Arábia Saudita e visitarei outros lugares no Oriente Médio”, disse o presidente em uma entrevista coletiva após se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Trump afirmou que, apesar de ter sido convidado para “todos os lugares”, ele visitará alguns países da região, embora não tenha especificado todos, nem as datas.
O presidente dos EUA referiu-se ao Oriente Médio como “um lugar incrível, tão vibrante, tão bonito, com pessoas maravilhosas”, mas no qual, segundo ele, “houve muita liderança ruim”.
Mais cedo, nesta terça-feira, Trump afirmou que os EUA iriam “assumir o controle” e liderar a reconstrução da Faixa de Gaza, retirando todas as bombas que não explodiram e escombros de edifícios destruídos.
Trump disse que o redesenvolvimento da Faixa de Gaza, que os palestinos reivindicam como parte de um futuro Estado, “poderia ser o início de uma paz mais ampla e duradoura que acabe com o derramamento de sangue e a violência de uma vez por todas”.