Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Apuração na Alemanha confirma vitória dos conservadores e AfD em segundo

O presidente da União Democrata Cristã (CDU) da Alemanha, Friedrich Merz (à direita), e o primeiro-ministro da Baviera e presidente da União Social Cristã (CSU), Markus Soeder: partidos formam bloco vencedor na eleição alemã (Foto: EFE/EPA/HANNIBAL HANSCHKE)

Ouça este conteúdo

Os números da apuração das eleições legislativas realizadas na Alemanha neste domingo (23) confirmaram os resultados das pesquisas boca de urna, que haviam indicado o bloco conservador formado pela União Democrata-Cristã e pela União Social Cristã (CDU/CSU) como vencedor.

O partido de direita nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD) ficou em segundo lugar e a legenda do atual chanceler Olaf Scholz, o Partido Social-Democrata (SPD), em terceiro.

Com os 299 distritos eleitorais já tendo informado os resultados, o CDU/CSU conquistou 28,5% dos votos. O AfD atingiu 20,7% da preferência do eleitorado, e o SPD, 16,5%.

Os Verdes vieram a seguir (11,7% dos votos), e depois apareceu o partido A Esquerda (8,7%).

A Aliança Sahra Wagenknecht (BSW) e o Partido Democrático Livre (FDP), este integrante da Coalizão Semáforo de Scholz, que entrou em colapso no ano passado, forçando novas eleições, não atingiram a barreira de ao menos 5% dos votos, portanto, não terão cadeiras no Bundestag, o Parlamento alemão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.