Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança regional

Argentina e EUA ampliam parceria em luta contra o crime organizado

Trump e Milei em encontro na Casa Branca, em outubro: EUA e Argentina têm expandido cooperação em segurança nacional (Foto: WILL OLIVER/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A ministra da Segurança Nacional da Argentina, Patricia Bullrich, que está de saída do cargo, e o embaixador dos Estados Unidos, Peter Lamelas, assinaram na segunda-feira (1º) um memorando de entendimento destinado a fortalecer as investigações contra o crime organizado.

O documento autoriza a incorporação de um representante da Polícia Federal Argentina à "El Dorado Task Force", um grupo de trabalho americano integrado por diferentes agências e destinado a fortalecer as investigações contra o crime organizado.

"Esta colaboração fortalecerá os esforços da Argentina e dos Estados Unidos para investigar organizações criminosas envolvidas na lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico e outros crimes", afirmou a Embaixada dos Estados Unidos na Argentina na rede social X.

A ministra e o embaixador tiveram uma reunião na qual, segundo informou o Ministério da Segurança, "foram definidas novas linhas de cooperação" para continuar trabalhando em conjunto em temas de segurança.

"Este é um acordo que nos permitirá seguir o rasto do dinheiro de terroristas, traficantes e criminosos. Trabalhando juntos, as nossas capacidades de investigação serão significativamente aumentadas", escreveu Lamelas no X.

Na semana passada, o Ministério apresentou a nova Agência Nacional de Migrações, que atuará sob a esfera da Segurança e fortalecerá "o controle migratório e a segurança interior mediante uma estrutura unificada, interoperável e operacionalmente coordenada, capaz de enfrentar o crime transnacional com maior eficácia e inteligência criminal".

O órgão substitui a extinta Direção Nacional de Migrações, que operava sob a esfera do Ministério do Interior.

Bullrich deixou o cargo nesta segunda-feira para assumir como senadora no dia 10 de dezembro. Ela será substituída na pasta por Alejandra Monteoliva, até agora secretária de Segurança Nacional.

Lamelas, designado em março pelo presidente americano Donald Trump, assumiu como embaixador na Argentina em 4 de novembro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.