Uma biblioteca comunitária de Antioch, cidade do estado norte-americano da Califórnia, anunciou fechamento temporário para implantar medidas de segurança como resposta ao aumento da criminalidade na região. Segundo os responsáveis pela biblioteca, que fica no condado de Contra Costa, leste de São Francisco, a medida teria o objetivo de evitar riscos para usuários e trabalhadores da biblioteca.
O anúncio aconteceu na última sexta-feira (16). No site do estabelecimento, uma nota dizia: "A biblioteca do condado de Contra Costa tomou essa decisão difícil após incidentes perigosos repetidos nos últimos meses que ameaçaram a segurança de frequentadores e funcionários". A nota informava que a biblioteca trabalharia para implementar medidas de segurança adicionais para uma reabertura o mais rápido possível – no entanto, sem previsão de datas para isso, anunciando inclusive o adiamento de entrega de livros emprestados, já que a caixa de devolução ficaria fechada.
A biblioteca seria o segundo estabelecimento do estado a fechar este mês em decorrência da falta de segurança. No último dia 10, a loja de brinquedos Jeffrey’s Toys, que ajudou a inspirar os animadores por trás da franquia 'Toy Story', da Disney, fechou as portas permanentemente em razão dos problemas no centro de San Francisco — uso de drogas nas ruas, furtos e violência.
No entanto, no sábado (17), a biblioteca reverteu a decisão após encontrar uma alternativa para se manter em funcionamento. De acordo com informações do site, após consulta à administração do condado, o estabelecimento negociou um contrato de emergência para fornecer segurança privada armada e um carro de patrulha para monitorar o estacionamento e o prédio. A biblioteca contará ainda com um oficial de segurança privada dentro da filial durante todo o horário de funcionamento.
"A biblioteca também trabalhará com o condado de Contra Costa para reparar e reforçar a cerca de segurança e atualizar o sistema de câmeras de segurança", disse a bibliotecária Alison McKee. (Com National Review)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Deixe sua opinião