• Carregando...
joe biden
Candidato democrata à presidência, Joe Biden| Foto: ANGELA WEISS/AFP

O candidato democrata Joe Biden passou a liderar na Geórgia, enquanto os votos por correio do condado de Clayton, um subúrbio de Atlanta com tendência democrata, continuam a ser contatos. No início da manhã desta sexta-feira (6), a vantagem do democrata sobre o presidente Donald Trump já era de cerca de 900 votos, segundo a Associated Press. Em proporção, os dois candidatos têm exatamente 49,4% dos votos.

De acordo com a CNN, o condado de Clayton ainda precisa contar cerca de 3.500 votos que chegaram às autoridades eleitorais pelo serviço postal. A diretora do conselho de eleições do condado, Shauna Dozier, disse à emissora americana que não haverá pausa na apuração até que todos esses votos sejam contados. Ela estima que a apuração no condado seja finalizada nas próximas horas. De acordo com informações do site da Secretaria de Estado da Geórgia, até agora, no condado de Clayton, 85% dos votos apurados foram para Biden.

Há ainda outro condado com um grande número de votos a serem contabilizados. Cerca de 3.00 votos ainda não foram apurados em Gwinnett, mas por lá a vantagem de Biden não é tão grande quanto em Clayton: o democrata, até agora, tem 58% dos votos apurados no condado, enquanto Trump tem 40%.

Se Biden garantir a vitória e levar os 16 votos da Geórgia no colégio, ele ainda não poderá ser declarado presidente dos Estados Unidos, porque não teria os 270 votos necessários para vencer a eleição entre os delegados. O democrata tem, neste momento, 253 delegados. Se conquistar a vitória na Geórgia ficará com 269. Portanto, ele também precisa garantir a vitória em outros estados que ainda estão em disputa. Os mais prováveis são Arizona e Nevada, onde o democrata está liderando.

Outro caminho para a vitória democrata é a Pensilvânia. Se o ex-vice-presidente conquistar a maioria dos votos lá, vence a eleição presidencial, independentemente do resultado em outros estados. O presidente Trump tem conseguido manter a liderança neste estado – na manhã desta sexta-feira 18 mil votos separam os dois candidatos – mas uma virada de Biden é possível. De acordo com a Secretaria de Estado da Pensilvânia, no início da madrugada desta sexta-feira ainda faltava contar 160 mil votos que chegaram por correio.

Reeleição de Trump fica mais difícil sem Geórgia

Ao perder a liderança na Geórgia, Trump vê diminuir significativamente suas chances de reeleição. Ele precisa dos 16 votos do estado no colégio eleitoral para alcançar os 270 delegados. Trump tem 214 na manhã desta sexta, segundo a Associated Press. Ele está na frente de Biden na Carolina do Norte, na Pensilvânia e no Alasca. Se conseguir vencer em todos estes estados, ele terá somente 252 delegados. Para ser reeleito, ele também tem que ganhar em dois destes estados: Arizona, Nevada ou Geórgia. Em todos eles, Biden está liderando e a contagem de votos por correio favorece o democrata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]