O governo da Bolívia criou um site para colocar à disposição os telegramas secretos divulgados pelo site WikiLeaks que se referem ao país.
Na ferramenta, abrigada no site da Vice-Presidência (clique aqui para ver), é possível consultar 45 documentos sobre o país, por classificação (secretos, confidenciais e não classificados), data ou lugar de origem.
"Todos eles [documentos] se encontram disponíveis em seu idioma original (inglês) e aqueles que contenham informação relevante sobre o país, além de simples referências, estão traduzidos em castelhano ou em seu processo padrão, situação pela qual pedimos paciência", diz o texto de apresentação.
"Acreditamos firmemente que esta página ampliará o acesso a esta importantíssima informação e facilitará o trabalho de muitos cidadãos."
A página traz ainda duas citações: um versículo do profeta João - "A verdade os fará livres" - e uma frase atribuída ao fundador do WikiLeaks, Julio Assange: "Toda instituição repousa sobre uma montanha de segredos".
No último dia 30, o porta-voz do presidente Evo Morales, o presidente, Iván Canelas, negou em entrevista que ele tenha se submetido a uma operação para retirada de um tumor do nariz, como dizia um dos documentos diplomáticos vazados pelo WikiLeaks.