A morte do presidente polonês Lech Kaczynski gerou comoção na comunidade polonesa no Brasil e em brasileiros que vivem na Polônia.
Em Curitiba, uma missa em homenagem aos mortos na tragédia ocorreu na Igreja Santo Estanislau, ontem pela manhã. A consulesa geral da Polônia no Paraná, Dorota Joanna Barys, diz que a notícia causou grande impacto nos poloneses que vivem no Paraná. "Durante todo o fim de semana recebemos as condolências de pessoas de todo o Estado. Além dos imigrantes e descendentes, pessoas sem relação direta com o país também prestaram sua solidariedade." Um livro de condolências ficará na sede do consulado até o próximo sábado.
Na Polônia, a comoção é "enorme", define a consulesa. "Estive em contato com brasileiros que atualmente estão no país e pude perceber a grande tristeza por lá. Todos eles lamentam muito, assim como os poloneses. Por todas as ruas existem pessoas prestando homenagens com velas acesas e bandeiras do país estendidas", conta.
Em São Paulo, o consulado também realizou missa em homenagem aos mortos. "Independente de posições políticas, esse foi um evento a ser lamentado por todos", diz o cônsul geral no estado, Jacek Such.