biden
Presidente dos EUA, Joe Biden| Foto: Divulgação/White House

Os Estados Unidos devem enviar na próxima quinta-feira (20) o primeiro voo fretado com imigrantes brasileiros deportados desde o início do governo de Joe Biden. A informação, baseada em três fontes que acompanham as questões imigratórias americanas, foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo. O presidente democrata deve repetir assim uma política que foi bastante utilizada durante a administração do republicano Donald Trump.

Ainda segundo o Estadão, o voo só não partiu ainda dos EUA porque as autoridades americanas discutiam como providenciar o teste negativo de Covid-19 para todos os brasileiros que serão deportados. Isso porque desde 30 de dezembro todos os passageiros que entram no Brasil precisam apresentar um exame PCR.

O Itamaraty não respondeu à reportagem do jornal sobre o voo, mas afirmou que já foi informado sobre o caso e as autoridades consulares brasileiras nos EUA estão prestando assistência às famílias.

O total de brasileiros que chegaram aos EUA ilegalmente começou a crescer a partir de 2015, mas ainda se mantinha em patamares baixos. O grande pico nas apreensões feitas pela Patrulha de Fronteira norte-americana havia sido em 2019, quando chegou a 18 mil casos.