Fotografia fornecida pelo congressista do Texas Tony Gonzales que mostra centenas de imigrantes sem documentos, a maioria haitianos, abrigados nesta quinta-feira, no campo de migrantes sob a Ponte Internacional em Del Rio, Texas
Fotografia fornecida pelo congressista do Texas Tony Gonzales que mostra centenas de imigrantes sem documentos, a maioria haitianos, abrigados nesta quinta-feira, no campo de migrantes sob a Ponte Internacional em Del Rio, Texas| Foto: EFE/Congressista Tony Gonzales

O governo dos Estados Unidos está planejando deportar, a partir de domingo (19), milhares de haitianos que estão acampados sob uma ponte que liga o México ao município de Del Rio, no sul do estado americano do Texas. As informações são dos jornais Washington Post e Wall Street Journal.

Os imigrantes do Haiti começaram a chegar ao local em grande número na semana passada. De acordo com um juiz do condado de Val Verde, no Texas, mais de 12 mil estão esperando para pedir asilo nos Estados Unidos.

Ao assumir a presidência dos EUA, o democrata Joe Biden reverteu muitas das políticas migratórias do seu antecessor, o republicano Donald Trump, mas manteve o chamado Title 42, mecanismo que permite a rápida expulsão da maioria dos imigrantes ilegais que são flagrados cruzando a fronteira dos Estados Unidos com o México, sob o argumento de evitar a disseminação da Covid-19 em instalações de detenção.