• 14/01/2020 08:53
Incidente diplomático

Irã ameaça expulsar embaixador britânico detido em manifestação

  • 14/01/2020 08:53
  • Por Gazeta do Povo
    Embaixador britânico no Irã, Rob Macaire
    Irã: embaixador britânico Rob Macaire pode ser expulso do país como “persona non grata”| Foto: AFP

    O embaixador britânico detido temporariamente no sábado, 11, em Teerã pode ser considerado "persona non grata" e expulso do país. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Judiciário do Irã, Gholam Hossein Esmaeili, em entrevista coletiva na capital iraniana nesta terça-feira, 13.

    Esmaeili afirmou que o embaixador britânico no país, Rob Macaire, desrespeitou a Convenção de Viena, que garante imunidade a diplomatas estrangeiros. "A convenção afirma no artigo 41 que todas as pessoas que gozam de privilégios e imunidades diplomáticas são obrigadas a respeitar as leis e os regulamentos dos países anfitriões e abster-se de interferir nos assuntos internos dos países", destacou. "Sob o direito internacional, essa pessoa é uma 'Persona non grata'. O povo (iraniano) espera que seja expulso e é também isso que o direito internacional exige ”, disse o porta-voz.

    A polícia iraniana deteve momentaneamente o embaixador britânico alegando que ele tentava "provocar e organizar" uma reunião antigovernamental realizada em frente à Universidade Amir Kabir, em Teerã. Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha denunciou a prisão como uma "violação flagrante do direito internacional". No domingo, respondendo a convocado para dar explicações ao governo iraniano, o embaixador alegou que apenas participava de uma vigília em homenagem às vítimas da queda, em 8 de janeiro, do avião comercial da Ucrânia abatido por forças militares iranianas.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.