Exército mexicano patrulha área em Tijuana usada para cruzamento ilegal da fronteira com os Estados Unidos.
Exército mexicano patrulha área em Tijuana usada para cruzamento ilegal da fronteira com os Estados Unidos.| Foto: EFE/Joebeth Terriquez

A Comissão de Melhora Regulatória (Conamer), do governo mexicano, publicou na quinta-feira anteprojeto que retomará a exigência de visto de turista para brasileiros que visitem o México. A decisão ocorre durante uma crise migratória que vem pressionando a fronteira entre México e Estados Unidos. Segundo o jornal O Globo, a exigência será temporária, até que o fluxo migratório esteja regularizado, e o governo brasileiro já foi avisado, mas a medida só entrará em vigor 15 dias depois de publicação no Diário Oficial mexicano, o que ainda não ocorreu.

O número de brasileiros que usam o México como trampolim para entrar ilegalmente nos Estados Unidos disparou em 2021. De janeiro a setembro deste ano, as patrulhas de fronteira norte-americanas pegaram 47.484 brasileiros, contra apenas 9.147 no mesmo período de 2020. O presidente norte-americano, Joe Biden, vem recebendo críticas de todos os lados pela condução da crise migratória. A ala mais radical do Partido Democrata critica o tratamento dado a haitianos que tentam entrar no país; os democratas moderados dizem que o governo não faz o suficiente para impedir que os migrantes alcancem a fronteira; e os republicanos afirmam que as políticas de Biden estimulam a imigração ilegal.