Vídeo publicado no Twitter mostrou momento do encaminhamento por helicóptero do escritor para hospital
Vídeo publicado no Twitter mostrou momento do encaminhamento por helicóptero do escritor para hospital| Foto: EFE/EPA/HoratioGates3

O homem que esfaqueou Salman Rushdie se chama Hadi Matar, tem 24 anos e permanece sob custódia, informou a polícia de Nova Iorque em uma entrevista coletiva para dar detalhes sobre o ataque cometido nesta sexta-feira (12) contra o escritor em um evento na cidade de Chautauqua, no noroeste do estado.

O jovem mora em Fairview, no estado de Nova Jersey, informou um porta-voz da polícia em Jamestown, cidade nova-iorquina onde Matar está detido. De acordo com o policial, ainda “não há indícios do motivo” do ataque.

Ele acrescentou que Matar esfaqueou Rushdie ao menos uma vez no pescoço e uma vez no abdômen, e que o escritor “ainda está em cirurgia” em um hospital em Erie, no estado da Pensilvânia, mas seu estado de saúde não é conhecido.

O porta-voz disse que Rushdie foi inicialmente atendido por um médico que estava na plateia do debate do qual o escritor participaria. Ele atendeu, ainda, o outro participante, Henry Reese, que também foi agredido e sofreu ferimentos no rosto, mas já recebeu alta.