Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Egito

Cabeça de estátua de avô de Tutancâmon é encontrada em Luxor

Cabeça de estátua do faraó Amenhotep III, avô de Tutancâmon | Reuters
Cabeça de estátua do faraó Amenhotep III, avô de Tutancâmon (Foto: Reuters)
Cabeça da estátua mede 2,5 metros de altura |

1 de 1

Cabeça da estátua mede 2,5 metros de altura

Uma colossal cabeça do rei Amenhotep III, o avô de Tutancâmon, esculpida em granito vermelho 3.000 anos atrás, foi descoberta em Luxor, confirmou o ministro da Cultura do Egito, Farouk Hosni, neste domingo.

Polida e mostrando "características jovens esculpidas", a cabeça de 2,5 metros de altura pertence a uma estátua de Amenhotep III.

Cientistas realizaram testes de DNA e tomografia computadorizada em uma série de múmias e identificaram Amenhotep III como o avô de Tutancâmon, o rei adolescente fruto de uma relação incestuosa entre Akhenaten e sua irmã, ambos descendentes de Amenhotep III.

Hourig Sourouzian, encarregado da missão de conservação, disse que a cabeça de Amenhotep é um dos 84 artefatos desenterrados no templo funerário em Luxor.

"Nós coletamos uma ampla quantidade de peças de granito vermelho da estátua que ficava na parte sul do templo funerário de Amenhotep III", disse Sourouzian, acrescentando que as peças estão sendo restauradas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.