Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proposta de republicana

Câmara dos EUA aprova resolução que condena políticas socialistas

María Elvira Salazar pede ao Tesouro dos EUA que ajude Argentina nas negociações com o FMI
A deputada republicana María Elvira Salazar é a autora da resolução que condena políticas socialistas nos EUA (Foto: EFE/Lenin Nolly)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma resolução com apoio bipartidário nesta sexta-feira (21) que condena políticas relacionadas ao socialismo no país.

Ao todo, 285 deputados americanos, incluindo 86 democratas, votaram a favor da medida apresentada pela republicana María Elvira Salazar. Um destaque da votação foi o apoio do líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, democrata que apoiou o socialista eleito prefeito de Nova York, Zohran Mamdani.

A proposta de Salazar listou uma série de falhas do socialismo e condenou forças políticas que se aproximam dessa linha política. Entre outros pontos, o documento expõe as mazelas de países alinhados ao socialismo, como Cuba.

A republicana citou a fome e o assassinato em massa sob o regime de Fidel Castro, o regime de Mao Tsé-Tung na China, o atual regime de Nicolás Maduro na Venezuela e outros.

"A Câmara dos Representantes resolveu que o Congresso denuncia o socialismo em todas as suas formas e se opõe à implementação de políticas socialistas nos Estados Unidos", diz o texto.

Apesar da resolução não ser vinculativa, a repreensão formal do Congresso surge num momento em que o socialismo ganha espaço na política americana, principalmente com a vitória de Mamdani em Nova York no início do mês.

O documento foi aprovado no mesmo dia em que o socialista se encontrará com o presidente Donald Trump na Casa Branca.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.