Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Candidata de Boric perde para a direita nas simulações de segundo turno no Chile

José Antonio Kast, Jeannette Jara e Evelyn Matthei posam para fotos após debate em Santiago, em outubro (Foto: Elvis González/EFE)

Ouça este conteúdo

A esquerdista Jeannette Jara, candidata do presidente Gabriel Boric (que não poderá tentar a reeleição porque a legislação do país não permite) na eleição do Chile, apareceu numa pesquisa em primeiro lugar nas intenções de voto para o primeiro turno, que será realizado em 16 de novembro.

Entretanto, ela perdeu na maioria das simulações para o segundo turno, que, caso seja necessário, será realizado em 14 de dezembro.

Segundo dados da pesquisa Agenda Criteria, divulgados nesta segunda-feira (3) pelo site argentino Infobae, Jara lidera com 27%, seguida pelo direitista-nacionalista José Antonio Kast (23%); pelo libertário Johannes Kaiser (15%); pela direitista Evelyn Matthei (14%); e pelo centro-direitista Franco Parisi (9%).

Os demais candidatos, Harold Mayne-Nicholls, Marco Enríquez-Ominami e Eduardo Artés, não foram além dos 3% das intenções de voto.

Nas simulações de segundo turno com seus perseguidores mais próximos, Jara perderia em quase todos os cenários, apontou a Agenda Criteria. Contra Kast, ela teria 33% contra 51%; se a adversária fosse Matthei, teria 31% contra 45%; e diante de Kaiser, somaria 34% contra 41%.

O único cenário em que Jara venceria no segundo turno contra os outros candidatos mais bem colocados seria contra Parisi, a quem venceria por 34% a 32%.

Os eleitores entrevistados também foram perguntados sobre quem acham que será o próximo presidente do Chile: 36% disseram que será Kast e 30% que será Jara.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.