Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo presidente

Candidato do governo admite derrota em eleição chilena

Eleitores de do Sebastian Piñera comemoram após ouvir primeiras apurações das urnas, que já indicavam vitória do candidato da coalizão de direita | Victor Ruiz Caballero/Reuters
Eleitores de do Sebastian Piñera comemoram após ouvir primeiras apurações das urnas, que já indicavam vitória do candidato da coalizão de direita (Foto: Victor Ruiz Caballero/Reuters)

O candidato do governo de centro-esquerda, Eduardo Frei, admitiu a derrota no segundo turno da eleição presidencial no Chile na noite deste domingo (17), após a divulgação dos números de 60% dos locais de votação.

Segundo o resultado parcial, o bilionário Sebastian Piñera, da coalizão de direita, tinha 52% dos votos, contra 48% de Frei. Após a divulgação, o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, disse que essa tendência era irreversível.

Dessa maneira, Piñera deverá se tornar o primeiro presidente de direita eleito democraticamente no país em 52 anos.

"Foi uma eleição limpa e transparente, gostaria de parabenizar Sebastian Piñera", disse Frei.

Esta é a primeira vitória da direita no Chile desde a volta da democracia ao país em 1990, quando se encerrou a ditadura de 17 anos do general Augusto Pinochet.

"Seremos guardiães da liberdade e de todas as nossas vitórias sociais", disse Frei.

Bruno Baranda, secretário-geral do partido Renovação Nacional, que faz parte da coalizão de direita, disse que o Chile mostrou ao mundo que quer seguir em frente, e não ficar olhando para o passado, e ressaltou que muitos dos que fazem parte de partidos de centro-direita não tiveram envolvimento com o governo militar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.