A diretora do Centro de Prevenção e Controle de Doenças disse que os casos da nova gripe até o momento dentro dos Estados Unidos são "a ponta de um iceberg".
Os casos nos Estados Unidos passam de 2,6 mil em 43 estados e mais a capital, Washington, com 94 pessoas hospitalizadas e 3 mortes.
"Eu acho que os casos confirmados até agora são a ponta de um iceberg", afirmou Anne Schuchat, em uma entrevista coletiva publicada pela mídia americana.
Schuchat afirmou ainda que acredita que o número possa possa sofrer um grande salto nesta terça-feira (12) dentro do território norte-americano já que muitos estados não relataram dados no fim de semana.
O vírus começou a circular pelo Hemisfério Sul, onde a temporada da gripe está tendo início, e pode se misturar com vírus de gripes sazonais ou com o vírus H5N1 (gripe aviária), formando novas cepas.
"Um dos grandes desafios com os vírus da 'influenza' (gripe) é a forma como eles mudam, a forma como se combinam e sua prevalência em diversas espécies", disse Anne Schuchat, do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA, em entrevista coletiva no sábado.