O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou no domingo (28) que chegou o momento de seu país modernizar seus arsenais nucleares e convencionais.
"Não acho que estamos à beira de uma nova corrida armamentista. Pelo menos, a Rússia definitivamente não será parte dela. No nosso caso, é só que chegou para nós o tempo de modernizar nossos arsenais nucleares e convencionais", disse Lavrov, segundo a transcrição de uma entrevista para a televisão Russia Today, publicada em seu site.
"Nós temos um programa de armamento de longo prazo, que leva em conta a nossa situação econômica e, naturalmente, a necessidade de termos capacidades defensivas eficientes e modernas para proteger o interesse nacional. Nós não temos feito muito nesse sentido há alguns anos", acrescentou o chanceler.
Ainda no domingo, Lavrov afirmou que as relações do país com os Estados Unidos precisam de um "reset 2.0" e que a Rússia não está interessada em continuar a "guerra de sanções" com o Ocidente.
Washington e Bruxelas acusam Moscou de apoiar a rebelião pró-Rússia no leste da Ucrânia e impuseram sanções ao país, que têm se intensificado desde que a Rússia anexou a península da Crimeia, da Ucrânia, em março.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na semana passada que as sanções podem ser descartadas se a Rússia tomar o caminho da paz e da diplomacia.
Em entrevista ao Canal 5 da Rússia, o ministro das Relações Exteriores da Rússia afirmou que é hora de repetir o "reset", palavra que Washington usou para descrever uma tentativa de consertar relações no início do governo de Obama.