Sucessor de Elizabeth II como monarca do Reino Unido, Charles III será proclamado rei neste sábado (10) no Conselho de Adesão, informou nesta sexta-feira (9) o Palácio de Buckingham.
De acordo com um comunicado divulgado pela família real britânica, “Sua Majestade, o Rei, será proclamado no Conselho de Adesão às 9h GMT (6h de Brasília) nos (assim chamados) Apartamentos de Estado no palácio de St. James, em Londres”.
A nota explica que o Conselho de Adesão, que contará com a presença de membros do Conselho Privado, será dividido em duas partes, e na segunda o novo monarca fará uma declaração e o juramento.
“Na primeira parte, o Conselho Privado, sem a presença do rei, proclamará o soberano e aprovará formalmente várias ordens resultantes, como as disposições para a proclamação”, detalha o texto.
O comunicado diz ainda que “a segunda parte é a celebração, por parte do rei, de seu primeiro Conselho Privado”.
“O rei fará sua declaração e lerá e assinará um juramento para manter a segurança da Igreja na Escócia e aprovar as ordens no Conselho, o que facilitará a continuidade do governo”, afirma a nota.
Segundo o Palácio, em seguida ao evento do Conselho de Adesão vai acontecer a chamada Proclamação Principal, que será lida às 10h GMT (7h de Brasília) na sacada do palácio com vista para o Pátio do Convento.
Essa proclamação será lida, como planejado, pelo rei de Armas principal da Jarreteira, David White, acompanhado pelo conde marechal, Edward Fitzalan-Howard, e por outros oficiais de Armas e os sargentos de Armas.
O comunicado acrescentou que “esta será a primeira leitura pública da Proclamação”.
Uma segunda leitura será realizada no edifício da antiga bolsa de valores de Londres, às 11h GMT (8h de Brasília), também no sábado. No domingo, o mesmo será feito em Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
Ainda não foi definida uma data para a coroação de Charles III, mas ela não deve ocorrer tão cedo – Elizabeth II subiu ao trono em fevereiro de 1952, mas foi coroada apenas em junho de 1953.
Nesta sexta-feira, além de fazer seu primeiro pronunciamento como monarca britânico, Charles III também realizou no Palácio de Buckingham a primeira audiência com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, antes da transmissão do discurso à nação.
O encontro entre o chefe de Estado e a nova líder do governo foi o primeiro dos encontros semanais que mantêm as respectivas autoridades britânicas.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião