O ex-vice-presidente dos Estados UnidosDick Cheney advertiu que há "uma probabilidade muito grande" de terroristas tentarem perpetrar um ataque nuclear ou biológico nos próximos anos no país, informou nesta quarta-feira (4) a imprensa local. Em uma entrevista ao diário "Político", Cheney disse temer que as políticas do governo de Barack Obama "aumentem as probabilidades de um ataque bem-sucedido".
Além disso, defendeu a política do ex-presidente George W. Bush de prender centenas de supostos terroristas na base naval americana de Guantánamo (Cuba) e de aplicar "métodos coercitivos" nos interrogatórios de suspeitos.
Cheney disse que Obama precisa abandonar seu repúdio a esses métodos, ou vai colocar o país em riscos mais graves que "os que a maioria dos americanos e os próprios membros da equipe do presidente compreendem".
A proteção dos Estados Unidos, assinalou Cheney, "é um trabalho rude, violento, sujo e asqueroso (...) Não ganharemos esta luta oferecendo o outro lado da nossa face", acrescentou.