No domingo (2), a Casa Branca, sede do poder executivo dos Estados Unidos, foi evacuada após a descoberta de uma barra amarela contendo um pó branco. A substância foi encontrada durante uma inspeção de rotina no local por agentes do Serviço Secreto americano.
O porta-voz do Serviço Secreto, Anthony Guglielmi, disse à BBC por meio de um comunicado que os bombeiros haviam sido chamados e rapidamente descobriram que a substância "não era perigosa".
Nesta terça-feira (4), após testes preliminares, autoridades americanas confirmaram que a substância encontrada no local era cocaína. O teste positivo preliminar foi relatado pelo jornal americano The Washington Post e pela agência de notícias Associated Press, citando fontes policiais.
No domingo, a presença da substância resultou em um alerta de segurança elevado para o local, que levou a uma evacuação imediata da mansão. Naquele dia, o presidente Joe Biden e sua família estavam em Camp David, na residência rural destinada aos presidentes dos EUA.
O porta-voz do Serviço Secreto não confirmou a informação sobre o teste preliminar, mas disse que o item foi enviado para outros testes adicionais. Ele ainda afirmou que neste momento uma investigação está em andamento para saber como a substância entrou na Casa Branca.
Inicialmente, alguns relatórios indicaram que a substância tinha sido descoberta em uma biblioteca da casa. No entanto, nesta terça-feira, citando dois funcionários que não quiseram se identificar, a Associated Press disse que pó branco foi encontrado “em uma área acessível a grupos turísticos, não em nenhum escritório específico do local”.
Quais ONGs cooperaram com Moraes e são alvo do Congresso nos EUA
MST elege 133 candidaturas entre militantes próprios e políticos apoiadores da causa
Lula põe o comércio exterior brasileiro a serviço de terroristas e assassinos
Censura ineficaz: banimento do X no Brasil teve impacto mínimo no uso da rede social
Deixe sua opinião