Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Serviço restabelecido

Companhia de energia da Espanha descarta ataque cibernético como causa do apagão

Placa no metrô de Barcelona, na Espanha, alertando que o serviço está inativo devido ao apagão que afetou o país (Foto: EFE/ Toni Albir)

Ouça este conteúdo

A Red Eléctrica, operadora de energia elétrica da Espanha, descartou nesta terça-feira (29) a possibilidade de que o apagão que deixou grande parte da Península Ibérica sem energia nesta segunda-feira tenha sido causado por um incidente de cibersegurança em suas instalações e aponta duas perdas de geração independentes antes do corte de fornecimento.

Após analisar o apagão e com base em constatações preliminares, a Red Eléctrica conclui que "de fato não houve nenhuma intrusão nos sistemas de controle que pudesse ter causado o incidente".

Em entrevista coletiva, Eduardo Prieto, diretor de Serviços Operacionais da companhia, explicou que a empresa elétrica identificou "um elemento consistente com uma perda de geração" na região sudoeste da península, "que foi resolvido com sucesso".

Ele explicou que "é muito possível que a geração afetada seja a solar", embora tenha reiterado que as conclusões são preliminares e pedido que sejam evitadas especulações sobre a origem deste apagão sem precedentes na história da Espanha.

Espanha recupera 99% da demanda de energia após apagão

A polícia espanhola e a Guarda Civil informaram nesta terça-feira que a noite na Espanha transcorreu "com total normalidade" e sem incidentes após o apagão generalizado sofrido no país, que já recuperou 99% de sua demanda energética.

O Ministério do Interior espanhol disse que destacou 15 mil policiais e um número igual de agentes da Guarda Civil para garantir a ordem pública e o fluxo do tráfego, garantindo que situações inseguras não surjam devido ao apagão.

Até às 7h (hora local), a Espanha já havia recuperado 99,95% da demanda de energia nas regiões da Península Ibérica afetadas pelo grande apagão que começou logo após às 12h (horal local) desta segunda-feira.

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, enfatizou nesta terça que quase toda a demanda de energia foi restaurada após uma noite "intensa" e agradeceu mais uma vez aos cidadãos pelo exemplo de responsabilidade e espírito cívico.

Sánchez, em mensagem na rede social X, repetiu os dados reportados pela Red Eléctrica – operadora de energia elétrica da Espanha – e pelo Ministério da Transição Ecológica, bem como a recuperação do serviço normal em 100% das subestações da rede de transporte de eletricidade.

Portugal "volta à normalidade" e quase todos os usuários têm luz, diz governo

O governo de Portugal afirmou nesta terça-feira que "o país está de volta à normalidade" e que quase todos os usuários voltaram a ter eletricidade, o abastecimento de água está funcionando praticamente em todo o país e os aeroportos estão operacionais após o apagão que afetou a península Ibérica em todo o território nacional na segunda-feira.

Quanto aos serviços de saúde, a "situação está estabilizada", os serviços ferroviários estão "operacionais" e não houve "distúrbios de segurança ou proteção civil", disse o governo em um comunicado publicado em sua conta na rede social X.

"O país está conectado" e todos os 6,4 milhões de clientes têm eletricidade, com exceção de 800 "devido a uma falha não relacionada", detalhou o governo.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.