Ouça este conteúdo
O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei Laken Riley Act, que exige a detenção e deportação de imigrantes que entram no país ilegalmente e são acusados de crimes como roubo, furto e agressão a agentes de polícia.
A medida foi aprovada na Câmara dos Deputados com 263 votos a favor e 156 contrários, incluindo o apoio de 46 democratas – o que mostrou o apoio bipartidário à medida, ela também já havia sido discutida e aprovada no Senado e agora segue para a sanção do presidente Donald Trump, que apoia a lei.
O projeto recebeu o nome em homenagem a Laken Riley, uma estudante de enfermagem de 22 anos da Geórgia que foi assassinada por um imigrante venezuelano que havia entrado ilegalmente nos Estados Unidos e já tinha histórico de prisão por furto. A proposta amplia a lista de crimes que justificam a detenção e deportação imediata de imigrantes ilegais, incluindo delitos violentos que resultem em morte ou lesões corporais graves.
“Prometi que lutaria com todas as forças para proteger as famílias deste país, e fizemos isso”, declarou o deputado republicano Mike Collins, autor do projeto, que representa na casa legislativa a cidade natal de Laken Riley, Atenas, localizada na Geórgia. Segundo Collins, a população americana exigia que esses “criminosos fossem expulsos do nosso país”, e é isso que a lei aprovada nesta quarta-feira “está entregando”.