Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proposta republicana

Congresso dos EUA aprova lei que autoriza deportação de imigrantes que cometem crimes violentos

Congresso dos EUA aprova lei que autoriza deportação de imigrantes que cometem crimes violentos
Imigrantes na fronteira sul dos EUA sendo levados pela Patrulha da Fronteira (Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER)

Ouça este conteúdo

O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei Laken Riley Act, que exige a detenção e deportação de imigrantes que entram no país ilegalmente e são acusados de crimes como roubo, furto e agressão a agentes de polícia.

A medida foi aprovada na Câmara dos Deputados com 263 votos a favor e 156 contrários, incluindo o apoio de 46 democratas – o que mostrou o apoio bipartidário à medida, ela também já havia sido discutida e aprovada no Senado e agora segue para a sanção do presidente Donald Trump, que apoia a lei.

O projeto recebeu o nome em homenagem a Laken Riley, uma estudante de enfermagem de 22 anos da Geórgia que foi assassinada por um imigrante venezuelano que havia entrado ilegalmente nos Estados Unidos e já tinha histórico de prisão por furto. A proposta amplia a lista de crimes que justificam a detenção e deportação imediata de imigrantes ilegais, incluindo delitos violentos que resultem em morte ou lesões corporais graves.

“Prometi que lutaria com todas as forças para proteger as famílias deste país, e fizemos isso”, declarou o deputado republicano Mike Collins, autor do projeto, que representa na casa legislativa a cidade natal de Laken Riley, Atenas, localizada na Geórgia. Segundo Collins, a população americana exigia que esses “criminosos fossem expulsos do nosso país”, e é isso que a lei aprovada nesta quarta-feira “está entregando”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.