• Carregando...
Visita do ditador russo, Vladimir Putin, ao homólogo norte-coreano, Kim Jong-un, em junho
Visita do ditador russo, Vladimir Putin, ao homólogo norte-coreano, Kim Jong-un, em junho| Foto: EFE/EPA/GAVRIIL GRIGOROV / SPUTNIK

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (17) que os serviços de inteligência ucranianos detectaram que a Coreia do Norte se prepara para enviar ao país 10 mil soldados, a fim de ajudar a Rússia na sua invasão.

“Sabemos que a Coreia do Norte está preparando 10 mil soldados para serem enviados para lutar contra nós”, disse Zelensky em entrevista coletiva, ao final da reunião que manteve em Bruxelas com líderes europeus para pedir apoio ao seu "Plano da Vitória".

O presidente ucraniano disse que se trata de uma informação que tem sido compartilhada com os Estados Unidos e os países europeus, porque é “algo urgente”.

“É um segundo país que se junta à Rússia ao envolver-se nesta guerra”, disse Zelensky, que diferenciou o apoio fornecido pelo Irã do fornecido por Pyongyang.

“O Irã dá drones e mísseis, mas não pessoas. E aqui vemos que este é o primeiro passo para uma guerra mundial”, declarou o mandatário ucraniano.

Nesta quarta-feira (16), a imprensa norte-coreana vinculada ao Estado disse que cerca de 1,4 milhão de jovens se candidataram para ingressar ou retornar ao Exército nesta semana.

A informação foi divulgada logo depois do regime de Kim Jong-un acusar a Coreia do Sul de invadir seu lado da fronteira com drones, o que teria aumentado as tensões entre os países, levando-os a uma “situação tensa à beira da guerra”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]