Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Regimes aliados

Cuba chama bloqueio dos EUA à Venezuela de “arbitrário e ilegítimo”

cuba venezuela
Os ditadores de Cuba Miguel Díaz-Canel, e da Venezuela, Nicolás Maduro. (Foto: EFE/Miguel Gutiérrez)

Ouça este conteúdo

O regime comunista de Cuba classificou nesta quarta-feira (17) como “arbitrário e ilegítimo” o bloqueio imposto pelos Estados Unidos à entrada e saída de petroleiros da Venezuela, anunciado pelo presidente americano Donald Trump nesta terça-feira (17). A declaração foi feita pelo ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, em publicações nas redes sociais.

De acordo com Díaz-Canel, o bloqueio anunciado por Washington configura um “ato criminoso de pirataria” e representa um “desrespeito pleno ao Direito Internacional”. O ditador cubano afirmou que a medida deve ser denunciada pela comunidade internacional e acusou os Estados Unidos de aplicar “duplos padrões” em sua política externa.

Segundo Díaz-Canel, a pressão exercida pelos Estados Unidos contra o regime de Nicolás Maduro teria como objetivo a apropriação dos recursos naturais venezuelanos.

“A firme resistência da Venezuela exacerba a frustração e a soberba yanke, levando-os a admitir, mediante falácias, de que se trata tudo isso: apropriar-se de seus vastos recursos naturais”, disse o cubano.

Nesta semana, o regime comunista cubano disse que manteria seu “apoio firme” ao regime chavista diante da escalada de pressão liderada por Washington.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.