Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dia 20

Ditador da China será representado pelo vice do regime na posse de Trump

Pressionando Taiwan, China expandiu seu arsenal nuclear e aprofundou laços com a Rússia, dizem EUA
China e EUA enfrentam disputas comerciais desde o primeiro mandato de Trump (Foto: EFE/EPA/MARK R. CRISTINO)

Ouça este conteúdo

O vice líder do regime da China, Han Zheng, vai comparecer na próxima segunda-feira, em Washington, à cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

O Ministério das Relações Exteriores da China informou em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (17) que Han estará presente no evento como enviado especial do ditador chinês, Xi Jinping, que foi convidado.

O comunicado afirma que a China “sempre considerou e desenvolveu as relações entre os dois países de acordo com os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação”.

“Estamos dispostos a fortalecer o diálogo e a comunicação com o novo governo dos EUA, gerenciar adequadamente as diferenças, expandir a cooperação e trabalhar juntos para promover o desenvolvimento estável, saudável e sustentável das relações”, disse a pasta.

A próxima porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou no mês passado que Trump havia convidado Xi para participar da cerimônia.

Trump reassumirá a presidência depois de ter prometido em sua campanha eleitoral impor novas tarifas sobre as importações chinesas, em uma linha similar à guerra comercial que promoveu durante seu primeiro mandato (2017-2021), e em um contexto de tensões com a China por conta de questões como a soberania de Taiwan, tecnologia e a guerra na Ucrânia.

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.