O ditador de Belarus, Alexander Lukashenko, disse nesta sexta-feira (27) que um eventual ataque de Israel e aliados ao Irã pode desencadear a Terceira Guerra Mundial.
“A possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial não está excluída. Pode começar a partir dali [Oriente Médio]. Como? Se eles [Israel e os Estados Unidos] encenarem uma guerra contra o Irã. Não se trata de o Irã irritá-los, mas sim de eles irritarem o Irã”, disse Lukashenko, segundo informações da agência estatal bielorrussa BelTA.
O ditador refutou as acusações de que o Irã ajudou o grupo terrorista Hamas nos ataques a Israel no último dia 7. “Você tem alguma prova de que o Irã estava por trás disso? Se tiver, coloque os fatos sobre a mesa”, disse Lukashenko.
“Sim, mísseis e drones [iranianos] estão sendo usados [pelo Hamas]. Mas seus drones e mísseis [do Ocidente] são usados na Ucrânia. O comércio de armas continua”, afirmou.
Nesta semana, o governo da Rússia, principal aliado de Belarus, recebeu uma delegação do Hamas em Moscou, o que motivou críticas de Israel. Nesta sexta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, alegou que é necessário manter “contatos com todas as partes”.
Belarus não ajuda a Rússia diretamente na guerra contra a Ucrânia, mas permitiu que tropas russas invadissem o país vizinho a partir da sua fronteira com o território ucraniano no início da guerra e aceitou armazenar armas nucleares táticas russas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião