O Egito vai abrir sua única passagem com a Faixa de Gaza neste final de semana, informou nesta quarta-feira o governo militar egípcio. A medida alivia significativamente os quatro anos de bloqueio do território costeiro governado pelo Hamas, mas estabelece um potencial conflito com Israel.
A agência de notícias oficial egípcia Middle East News Agency (Mena) informou que a passagem fronteiriça de Rafah ficará permanentemente aberta a partir de sábado, das 9 horas às 21 horas, diariamente, exceto sextas-feiras e feriados.
Isso dará aos palestinos de Gaza uma forma de entrar e sair livremente de seu território pela primeira vez desde 2007, quando o Hamas tomou o controle do território e Israel e o Egito fecharam suas passagens de fronteira.
A passagens israelenses são as mais importantes, já que é por elas que passa a maior parte dos produtos que vão para Gaza. Um ano atrás, Israel aliviou significativamente suas restrições à entrada de cargas em Gaza, mas ainda limita a entrada e saída dos habitantes do território. As informações são da Associated Press.