• Carregando...
O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump chegam para falar aos apoiadores antes de embarcar no Força Aérea Um com destino à Flórida em 20 de janeiro de 2021 na Base Conjunta de Andrews, Maryland.
O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump chegam para falar aos apoiadores antes de embarcar no Força Aérea Um com destino à Flórida em 20 de janeiro de 2021 na Base Conjunta de Andrews, Maryland.| Foto: Pete Marovich - Pool/Getty Images/AFP

Donald Trump discursou pela última vez como 45.º presidente dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20), na Base Aérea Andrews, depois de deixar a Casa Branca, em Washington D.C. "Nós voltaremos de alguma forma", declarou o republicano a apoiadores. Ao lado da esposa, Melania, ele desejou "sorte" e "sucesso" ao novo governo. Joe Biden tomará posse ainda nesta quarta-feira como 46.ª presidente do país.

A poucas horas da posse de Biden, o atual ocupante do cargo, Donald Trump, se despediu da Casa Branca, por volta das 10h desta quarta-feira (20), pelo horário de Brasília.

O mandatário embarcou no helicóptero presidencial ao lado de sua mulher, Melania Trump, em direção à Base Aérea Andrews, onde participou de evento com apoiadores. "Foi a maior honra da minha vida governar o país. Eu amo o povo americano", disse a repórteres ao partir. O presidente em fim de mandato quebrará a tradição de não participar da cerimônia de posse do sucessor. O vice-presidente Mike Pence deve comparecer.

No breve discurso aos apoiadores, Trump agradeceu o trabalho de seus filhos e de sua família: “as pessoas não fazem ideia do quão duro essa família trabalhou. Eles poderiam ter uma vida muito mais fácil, mas fizeram um trabalho fantástico”. Sobre sua esposa e primeira-dama Melania Trump, o presidente em fim de mandato afirmou que é uma mulher “de grande graça e beleza e dignidade”.

Melania utilizou rapidamente o microfone para dizer ao público que “foi a minha maior honra ter sido a sua primeira-dama”.

Trump desejou “boa sorte e bom sucesso” ao governo Biden e afirmou que deixou tudo “preparado” para que a próxima administração tenha “bons números” se o trabalho for “deixado como está”.

Entre outras medidas tomadas durante o período em que foi presidente, o republicano destacou o corte de impostos corporativos realizado em 2017. "Espero que não aumentem seus impostos", disse.

Apesar dos votos à nova administração, Trump não mencionou o nome de seu oponente nenhuma vez.

Antes de partir para a Flórida, Trump disse que foi um “privilégio” ter sido presidente e que vai “sempre lutar por vocês”, dirigindo-se ao público. “Eu estarei vigiando e ouvindo”, disse, e acrescentou que em breve estará de volta “de alguma forma”.

Em suas últimas palavras antes de entrar no Air Force One, Trump disse: "Tenham uma boa vida, nos veremos em breve”.

Não é comum os presidentes em fim de mandato usarem o principal avião da Presidência para a última viagem oficial. O mandatário deixa uma mensagem simbólica de que ele ainda será presidente durante todo o voo para a Flórida. Trump deve se hospedar em Mar-a-Lago, resort onde, durante seu mandato, passava com frequência os finais de semana e era chamada pela imprensa de “segunda Casa Branca”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]