Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Registro

Em um dia, Itália recebeu quase mil imigrantes ilegais

Costa leste da Sicília interceptou cerca de 900 imigrantes clandestinos, sendo que 10 barcos chegaram com 91 pessoas nas últimas 48 horas. Apesar do aumento no fluxo de imigrentes ilegais argelinos, número de desembarques foram reduzidos

Mais de mil imigrantes ilegais chegaram nesta quinta-feira (31) às praias do sul da Europa, nos litorais de Espanha, Malta e Itália, onde foi registrado um novo naufrágio perto da Sicília, com a morte de duas mulheres.

Cerca de 900 imigrantes foram interceptados pela Marinha italiana na costa da ilha de Lampedusa, no sul da Sicília, enquanto dez barcos com 91 pessoas a bordo chegaram nas últimas 48 horas a Alicante e Múrcia, na costa da Espanha. Segundo fontes da Guarda Civil, as pessoas são provenientes da Argélia.

O Ministério do Interior espanhol disse que apesar do aumento no fluxo de imigrantes ilegais argelinos, o número de desembarques no país reduziu em relação a 2007.

Cerca de 400 imigrantes ilegais serão levados nesta quinta-feira (31) mesmo para outros locais de abrigo da Itália, já que o centro de recepção de Lampedusa pode abrigar somente 600 pessoas.

- Lampedusa está de joelhos! É hora de dizer basta e encontrar soluções que não se referem somente ao fenômeno da imigração clandestina, mas também às exigências dos habitantes da ilha - declarou o prefeito da cidade, Bernardino De Rubies, que pediu uma "visita urgente" do ministro do Interior italiano, Roberto Maroni.

Na sexta-feira passada, o governo italiano decretou estado de emergência em todo o país por conta da chegada maciça de imigrantes.

O ministro do Interior afirmou nesta quinta que "os desembarques não são evitados com um decreto-lei, mas com a ativação do acordo com a Líbia (que prevê o patrulhamento italiano nas águas do país ao norte da África). Isso, porém, não pode ser feito sem autorização. Assim que a Líbia der a autorização, não haverá mais desembarques em Lampeduza", assegurou o ministro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.