Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tremor no chile

Em visita ao Chile, Hillary promete envio de suprimentos

Em visita ao Chile, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, prometeu que equipamentos e suprimentos dos Estados Unidos já estão a caminho do país sul-americano. "Os EUA estão prontos para responder aos pedidos feitos pelo governo chileno. Nós podemos fornecer solidariedade e os suprimentos específicos para ajudar vocês a se recuperarem desse terremoto", afirmou Hillary ao lado da presidente chilena, Michelle Bachelet no aeroporto internacional de Santiago

"O terremoto devastador trouxe muitos estragos ao seu país", continuou Hillary. Bachelet disse que seu governo avalia a extensão dos estragos, mas ainda não chegou a uma estimativa. "Eu não posso lhe dizer quanto possivelmente custará para reconstruir todo o estrago, mas será muito", previu ela.

A secretária do Estado já levou 25 telefones por satélite, que devem ser usados em áreas ainda com problemas no setor de telecomunicações. Ela também disse que oito purificadores de água estão a caminho, enquanto um hospital de campanha está pronto para funcionar, inclusive com capacidade para fornecer máquinas de hemodiálise. A principal diplomata norte-americana lembrou que o terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter foi 800 vezes mais forte que o ocorrido no Haiti, em janeiro.

"Nós estamos analisando se podemos enviar equipamento adicional, de cozinhas portáteis a helicópteros, para ajudar vocês nesse grande esforço de recuperação que estão enfrentando", afirmou Hillary. A diplomata disse que levará uma mensagem similar ao presidente eleito Sebastián Piñera, que assume no dia 11.

Doação da Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, e o vice-presidente, Alvaro García Linera, doaram metade de seus salários para as vítimas dos terremotos que afetaram o Chile e o Haiti. A dupla iniciou uma campanha para apoiar esses países.

Morales iniciou hoje a campanha "Chile e Haiti necessitam de ti" que busca arrecadar fundos e ajuda para as vítimas desses dois países até sábado. Morales e García Linera doarão 50% de seus salários de fevereiro, pouco mais de US$ 1 mil cada, enquanto os 20 ministros do gabinete doarão 30% de seus salários cada um - aproximadamente US$ 500 cada.

O presidente também confirmou, em entrevista coletiva, que a Bolívia enviou 50 toneladas de água potável ao Chile, em uma aeronave militar que partiu nesta terça-feira. Morales disse que conversou com alguns de seus colegas presentes na posse do presidente do Uruguai, José Mujica, pedindo que participassem da "campanha de solidariedade por Chile e Haiti".

Na Espanha, o governo informou que, amanhã, chegará ao Chile um avião com um hospital de campanha, 7,5 toneladas de ajuda humanitária e 63 pessoas, entre bombeiros, equipes de avaliação de estruturas, pessoal de saúde e também da Agência Espanhola de Cooperação. Além disso, seguirão 16 cães especializados em buscas de pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.