Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Espanha detém integrantes de partido ligado ao ETA

Autoridades espanholas detiveram nesta terça-feira (13) Arnaldo Otegi, ex-porta-voz do partido basco Batasuna, braço político do grupo separatista Pátria Basca e Liberdade (ETA).

A detenção foi ordenada pelo juiz espanhol Baltasar Garzón - uma das principais autoridades do país no combate ao terrorismo - e teve como objetivo evitar a reconstrução da cúpula do partido. Mais cinco pessoas foram presas na mesma operação.

As prisões ocorreram após uma reunião entre integrantes do partido numa sede sindical na cidade de San Sebastián, no País Basco, norte da Espanha.

Otegi foi detido inicialmente em junho de 2007 pelo crime de apologia ao terrorismo por participar, em dezembro de 2003, de uma homenagem a um integrante da ETA. Ele ficou preso por 15 meses.

Em 2003, o Batasuna foi proibido pela Justiça espanhola por seus vínculos com a ETA, organização que luta pela criação de um país independente na região do País Basco e sul da França

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.