Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
recorde

Estátua de cera de Hitler é leiloada por R$ 60,13 milhões

Obra é de autoria do artista italiano Maurizio Cattelan e já foi exposta em antigo gueto judeu

 | Reprodução/Christie’s
(Foto: Reprodução/Christie’s)

Uma escultura do artista italiano Maurizio Cattelan que representa o líder nazista Adolfo Hitler rezando foi arrematada por 17,18 milhões de dólares - aproximadamente 60,13 milhões de reais - neste domingo (8), em Nova York. O leilão ocorreu na sede nova-iorquina da Christie’s, tradicional casa de leilões inglesa, e o valor da venda representou um recorde para o artista italiano.

Moldada em 2001 com resina e cera, a estátua, que tem o nome de “Him” (“Ele”, em português), fora avaliada entre 10 e 15 milhões de dólares. O recorde anterior para uma obra de Cattelan tinha sido de 7,9 milhões de dólares - cerca de R$ 27,6 mi.

Em 2012, a obra causou polêmica ao ser exposta no local onde ficava um gueto judeu de Varsóvia, na Polônia. Na época, o grão-rabino polonês, Michael Schudrich, mostrou-se indignado com a exposição. No bairro de três quilômetros quadrados criado pelos nazistas, viveram aproximadamente 500 mil judeus, que morreram de fome, doenças ou em campos de concentração.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.