A vitória do ex-presidente Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos deixou um gosto amargo para estrelas de Hollywood e cantoras pop, como Jamie Lee Curtis, Billie Eilish e Christina Applegate, que recorreram às redes sociais para criticar o republicano.
Lee Curtis disse que o retorno de Trump à Casa Branca anuncia uma era “mais restritiva” e “draconiana”, na qual os direitos humanos de grupos vulneráveis estariam em jogo.
“Muitos, grupos minoritários e jovens, ficarão com medo. Os homossexuais e as pessoas trans terão mais medo. Sabemos que muitas mulheres agora terão dificuldades para obter os cuidados de saúde reprodutiva que precisam e merecem. Todas essas pessoas terão alguém para ajudá-las. Inclusive eu”, escreveu a atriz no Instagram.
A atriz Mia Farrow foi mais específica em sua reação, postando uma foto do ditador russo, Vladimir Putin, acompanhada da legenda: “Parece que ele vai ganhar. Deus nos ajude”.
A cantora Billie Eilish escreveu que “é uma guerra contra as mulheres” em um fundo preto em uma publicação temporária no Instagram.
A atriz Christina Applegate pediu a seus seguidores que deixem de segui-la se tivessem votado contra os “direitos das mulheres” e das pessoas com deficiência, e chamou de “doentia” a decisão de votar em alguém como Trump.
O cineasta Adam McKay foi um crítico severo dos democratas e ironizou sua campanha eleitoral acidentada nos últimos dois anos.
“Quem teria imaginado que mentir sobre a saúde cognitiva de [Joe] Biden por dois anos, recusar-se a realizar uma convenção aberta para um novo candidato, nunca mencionar o sistema de saúde pública e aceitar o fracking e um massacre de crianças em Gaza que durou um ano não seria uma estratégia vencedora? Qualquer pessoa com meio cérebro?”, escreveu o diretor de “A Grande Aposta” (2015).
Antes de excluir sua conta no X, a cantora e atriz Bette Midler, uma crítica habitual de Trump, compartilhou uma citação do ensaísta HL Mencken, sugerindo que os candidatos geralmente são bem-sucedidos apelando para a emoção em vez do intelecto.
“Em um dia grande e glorioso, as pessoas simples da terra finalmente alcançarão o desejo de seu coração e a Casa Branca será adornada por um completo idiota”, escreveu a artista.
Depois de postar um simples: “Eu odeio todos vocês”, a cantora Cardi B manteve seu apoio à candidata democrata, Kamala Harris, afirmando que a vice-presidente manteve uma luta “honesta e íntegra” durante a corrida eleitoral.
“Nunca pensei que veria o dia em que uma mulher de cor concorreria à presidência dos Estados Unidos, mas você mostrou às minhas filhas e às mulheres de todo o país que tudo é possível”, disse a cantora nascida na República Dominicana.
A atriz Yvette Nicole Brown (“Community”) lamentou o fato de que, na comunidade negra, o triunfo de Trump teria sido vivenciado como um dia “normal”.
“Para nós, esta é uma quarta-feira normal. Os negros estão acostumados a isso. O resto de vocês está prestes a ficar chocado com a forma como os Estados Unidos os tratam quando não se importam com vocês”, argumentou.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião