O Pentágono confirmou nesta terça-feira (15) que diversos drones não identificados sobrevoaram a Base da Força Aérea de Langley, na Virgínia, durante um período de 17 dias em dezembro de 2023. Apesar da frequência dos voos, a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, assegurou que nenhum desses drones foi considerado uma ameaça.
“Não pareciam mostrar uma intenção hostil. É algo de que temos estado atentos”, afirmou Singh em uma coletiva de imprensa.
Os voos dos drones, que ocorreram entre 45 minutos e uma hora após o pôr do sol, foram monitorados pelas autoridades, mas não foram neutralizados, uma vez que a legislação federal proíbe as forças armadas de agir contra esses dispositivos, a menos que representem um risco iminente.
O jornal The Wall Street Journal foi o primeiro a noticiar os incidentes, destacando que os oficiais da base não acreditavam que os drones fossem operados por amadores, dada a complexidade da operação. Na época, preocupados com possíveis colisões, o pessoal de Langley decidiu cancelar missões de treinamento noturno e realocou caças F-22 para outra instalação.
Singh ressaltou que os comandantes têm a autoridade para proteger suas forças e infraestrutura. No entanto, a porta-voz não soube informar a origem dos drones que sobrevoaram a base.
Deixe sua opinião