Publicidade
Rota do petróleo

EUA declaram Estreito de Ormuz “aberto” após operação de retirada de minas

eua estreito ormuz irã
O almirante Brad Cooper, chefe do Centcom. (Foto: CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O almirante Brad Cooper, comandante do Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), afirmou nesta quinta-feira (27) que o Estreito de Ormuz está aberto à navegação após os EUA terem removido durante uma operação as minas que foram implantadas pelo regime do Irã na região. A declaração foi feita em meio à manutenção do bloqueio naval contra Teerã e à ausência de negociações entre Washington e o regime islâmico sobre o fim definitivo da guerra.

“As rotas de trânsito internacionais e reconhecidas no estreito estão livres de minas marítimas iranianas graças ao incrível trabalho das Forças Armadas”, afirmou Cooper em uma atualização operacional divulgada em vídeo. Segundo o comandante do Centcom, as forças americanas removeram durante a operação todas as minas que teriam sido instaladas meses atrás pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã na região. Cooper classificou as operações como “desafiadoras e perigosas”, mas disse que a missão foi concluída.

De acordo com o militar, mais de 20 navios de guerra e centenas de aeronaves participaram das ações realizadas no Estreito de Ormuz. Ele afirmou ainda que cerca de 50 mil militares estão envolvidos no bloqueio imposto ao Irã, com o objetivo de impedir a saída de petróleo pelos portos do país.

“Nenhum navio entrou ou saiu de um porto iraniano sem nossa permissão, e só permitimos a passagem de embarcações por razões humanitárias”, declarou Cooper.

O presidente Donald Trump já havia anunciado no começo desta semana que o estreito havia sido desminado. O regime iraniano, porém, contestou a declaração e afirmou que a passagem só seria reaberta de forma plena caso Washington aceitasse as condições apresentadas por Teerã. O Estreito de Ormuz é uma das rotas marítimas mais importantes do mundo para o comércio de petróleo e gás, por ligar o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã e ao oceano Índico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.