Os Estados Unidos pretendem enviar um sistema antimísseis a Israel para auxiliar no combate ao Irã. Tropas americanas também serão deslocadas até a região para operar o sistema. A medida foi anunciada neste domingo (13) pelo Ministro de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, em comunicado divulgado pelo Pentágono.
“Sob a direção do Presidente Biden, o Secretário Austin autorizou a implantação de um Terminal de Defesa de Área de Alta Altitude [sistema antimísseis] para ajudar a reforçar as defesas aéreas de Israel após os ataques sem precedentes do Irã contra Israel em 13 de abril e novamente em 1 de outubro”, inicia a nota.
A ação reativa dos EUA acontece no momento em que a tensão no Oriente Médio cresce rapidamente e a entrada de novos agentes intensifica as tensões na região, com o ingresso do Irã e do grupo terrorista libanês Hezbollah no confronto contra Israel, aliado americano no Oriente Médio.
O objetivo da administração Biden é posicionar as tropas americanas, munidas do sistema antimísseis, em uma das regiões em que a guerra entre Israel e Irã tem se intensificado nas últimas semanas. “[A medida] faz parte dos ajustes mais amplos que o exército dos EUA fez nos últimos meses, para apoiar a defesa de Israel e proteger os americanos de ataques do Irã e milícias alinhadas com o Irã”, acrescenta o comunicado do Pentágono.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião