
Ouça este conteúdo
O ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernández, condenado nos Estados Unidos por narcotráfico, foi libertado na segunda-feira (1º), segundo os registros atualizados do Escritório Federal de Prisões (BOP), após receber um perdão total do presidente americano Donald Trump.
Hernández foi extraditado para os Estados Unidos em abril de 2022, onde em março de 2024 foi sentenciado a 45 anos de prisão por três acusações de narcotráfico e armas, mais cinco anos de liberdade vigiada e uma multa de US$ 8 milhões.
Segundo o site do BOP, Hernández, de 57 anos, foi libertado em 1º de dezembro de uma prisão federal de alta segurança dos Estados Unidos em Hazelton, na Pensilvânia, operada pelo escritório federal.
Até o momento, não foram confirmados detalhes oficiais sobre o paradeiro atual do ex-presidente ou os próximos passos legais, além da atualização do status na base de dados do BOP.
Trump havia anunciado que planejava indultar Hernández, alegando que o governo do ex-presidente Joe Biden "armou uma cilada" para o ex-governante hondurenho.
A decisão de liberar Hernández gerou críticas de diversos setores, que consideram que o indulto enfraquece a luta contra o narcotráfico. Por outro lado, defensores apontam irregularidades no julgamento e denunciam perseguição política.
Hernández pediu o indulto a Trump por meio de uma carta na qual recordava a colaboração entre os dois países durante o primeiro mandato do republicano, de acordo com o portal Axios, que teve acesso ao documento.
VEJA TAMBÉM:



