Uma suposta falha no sistema de busca do Google gerou resultados inconsistentes para usuários que buscavam informações nesta terça-feira (5) sobre locais de votação nos EUA, onde eleitores estão indo às urnas para escolher o novo presidente, que pode ser a democrata Kamala Harris ou republicano Donald Trump.
A falha foi observada pela conta DogeDesigner no X, e compartilhada pelo empresário Elon Musk, que questionou: “Outras pessoas estão vendo isso também?".
No post, é possível ver que quando se pesquisa “onde posso votar em Harris” no Google, era exibido um painel que permitia o usuário inserir seu endereço para encontrar o ponto de votação, enquanto a busca por “onde posso votar em Trump” mostrava apenas links de notícias, sem qualquer mapa de localização. A disparidade nos resultados levantou preocupações entre os usuários do X sobre a imparcialidade do Google neste período eleitoral.
Em resposta, o Google afirmou em seu perfil oficial no X que a falha foi causada pela identificação automática da ferramenta de nomes de locais nos EUA. Segundo a empresa, um mapa para "onde votar" foi acionado para o nome “Harris” porque este também é o nome de um condado localizado no Texas.
“Isso acontece com ‘Vance’ também, pois é o nome de outro condado”, explicou a companhia, que assegurou já estar trabalhando para corrigir o problema.
Musk agradeceu ao Google por ter respondido sua observação logo depois.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião