Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alerta na Europa

França investiga voo ilegal de drone sobre fábrica estratégica de explosivos

frança drone
Vista da instalação da fábrica da Eurenco, na França. (Foto: LUDOVIC MARIN/EFE/EPA/POOL)

Ouça este conteúdo

As autoridades da França estão investigando neste momento o voo ilegal de um drone não identificado sobre uma fábrica de pólvoras e explosivos da empresa estatal Eurenco, localizada na cidade de Bergerac, no sudoeste do país.

A violação ocorreu na noite desta segunda-feira (10) e foi confirmada nesta terça-feira (11) pela Prefeitura de Dordonha, que classificou o local como uma instalação sensível de interesse estratégico para as Forças Armadas francesas.

Segundo informações da agência France-Presse (AFP) e do jornal Le Monde, o drone sobrevoou duas vezes o complexo industrial pela noite, sem ser interceptado ou identificado. A polícia organizou buscas para localizar o operador do objeto, mas ele segue foragido. O drone, com cerca de 40 centímetros de envergadura, chegou a se aproximar de dois edifícios da unidade antes de desaparecer.

A Direção Interdepartamental da Polícia Nacional da Dordonha abriu um inquérito por “sobrevoo deliberado de uma zona restrita por parte de um piloto de aeronave”. A empresa Eurenco, responsável pela produção de pólvoras propulsoras utilizadas em obuses e munições do Exército francês, informou que apresentará uma queixa formal sobre o caso nesta quarta-feira (12).

Em comunicado, a Prefeitura destacou que “a segurança do local, classificado como sensível, continua sendo uma prioridade absoluta” e que as “medidas de vigilância e proteção foram reforçadas imediatamente após o incidente”.

Fundada em 2004, a Eurenco é o principal grupo europeu de produção de explosivos e pólvoras, com 1,7 mil funcionários e unidades na França, Bélgica e Suécia. O complexo de Bergerac, reinaugurado em março deste ano após 20 anos, tem capacidade para produzir até 1,2 mil toneladas de pólvora por ano.

A violação acontece em meio a uma série de incidentes similares relatados nas últimas semanas em instalações estratégicas de outros países europeus, incluindo aeroportos e bases militares na Bélgica, Alemanha e Polônia. Em alguns desses casos, autoridades de inteligência levantaram a hipótese de envolvimento de atores estatais estrangeiros, com a Rússia entre as principais suspeitas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.