• Carregando...
Haiti ainda sofre com consequências de forte terremoto ocorrido em meados de agosto.
Haiti ainda sofre com consequências de forte terremoto ocorrido em meados de agosto.| Foto: EFE/Duples Plymouth

Um grupo de 17 missionários e suas famílias, a maioria deles americanos, foi supostamente sequestrado por uma gangue no Haiti, no sábado. Os missionários, que estavam visitando um orfanato, foram parados por bandidos quando levavam alguns dos membros do grupo ao aeroporto, segundo o Washington Post.

Acredita-se que os missionários sejam do grupo Christian Aid Ministries, que enviou um “alerta de oração” a seus membros para que rezassem pelos missionários desaparecidos, que incluiriam “homens, mulheres e crianças” que estariam sendo mantidos reféns por um grupo armado, segundo a entidade. “O diretor de campo da missão e a embaixada dos Estados Unidos estão trabalhando para verificar o que pode ser feito”, afirma o aviso. “Rezem para que os membros da gangue se arrependam e creiam em Jesus Cristo”, acrescenta.

Segundo o canal CNN, os desaparecidos incluem 14 adultos e três menores de idade; seriam 16 norte-americanos e um canadense, de acordo com Gédéon Jean, diretor do Centro de Análise e Pesquisa em Direitos Humanos em Porto Príncipe, capital do Haiti.

De acordo com relatos, os missionários foram sequestrados pela 400 Mawozo, uma gangue conhecida por atacar grupos religiosos. Em abril, o grupo sequestrou cinco padres e duas freiras. “O modus operandi deles é tomar carros e ônibus inteiros, e depois pedir por um resgate para libertar todos”, disse Jean ao Washington Post.

Uma fonte não identificada disse ao jornal norte-americano que um dos missionários publicou um pedido de ajuda em um grupo de WhatsApp. “Por favor rezem por nós! Estamos sendo mantidos reféns, eles sequestraram nosso motorista. Rezem, rezem, rezem! Não sabemos aonde estão nos levando”, dizia a mensagem.

O Departamento de Estado norte-americano não confirmou a presença de cidadãos dos EUA entre os sequestrados, mas afirmou estar ciente dos relatos, afirmando que “o bem-estar e segurança de cidadãos norte-americanos no exterior é uma das maiores prioridades do Departamento de Estado”, embora o órgão não tivesse “nenhuma informação adicional para fornecer no momento”.

O Haiti sofre com a maior taxa de sequestros per capita em todo o mundo. Os sequestros registrados cresceram seis vezes em comparação com o ano passado, quando houve 88 casos no primeiro semestre. No mesmo período de 2021, houve 395 sequestros, ritmo que não dá mostras de recuar, já que o país vive um caos após o assassinato do presidente Jovenel Moïse e um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter, ocorrido no verão (do Hemisfério Norte, inverno no Brasil).

©2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]