Ouça este conteúdo
Após sofrer críticas por parte da imprensa e de usuários de redes sociais em razão de gesto comparado a saudação nazista, Elon Musk, novo chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criticou a imprensa: "A mídia tradicional é pura propaganda. Você é a mídia agora".
A publicação, feita nesta terça (21), foi uma resposta a uma montagem de Hillary Clinton, Barack Obama e Kamala Harris fazendo um sinal parecido ao de Musk – indicando que o gesto espontâneo não tinha o significado que a imprensa queria vender.
Os dizeres de Musk foram republicados pelo presidente argentino, Javier Milei, que não esconde sua admiração pelo empresário e vice-versa. O mandatário argentino já havia compartilhado uma mensagem mais cedo no X, indicando que as acusações feitas ao sul-africanos não passavam de propaganda enganosa
A mensagem republicada por Milei dizia que: "buscar um gesto nazista no sacudido de Elon é a ratificação mais clara de que ficaram sem discurso, sem nada pelo que continuar".
A polêmica foi gerada na última segunda (20), mesmo dia em que Trump assumiu pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos. Na ocasião, Musk demonstrou entusiasmo com os planos republicano de enviar o homem a Marte pela primeira vez, e fez o polêmico gesto enquanto dizia ao público: “meu coração está com vocês”.