Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Departamento de Estado

Governo Trump suspende concessão de vistos para Brasil e mais 74 países, diz emissora

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o secretário de Estado, Marco Rubio (Foto: EFE/EPA/AARON SCHWARTZ / POOL)

Ouça este conteúdo

O Departamento de Estado americano, liderado pelo secretário Marco Rubio, está suspendendo a concessão de visto para o Brasil e outros 74 países, segundo informações da Fox News. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, compartilhou a notícia em seu perfil no X. Ainda não ficou claro se os vistos para turistas serão afetados pela medida.

De acordo com detalhes de um memorando consultado pela emissora americana nesta quarta-feira (14), a pasta orientou seus funcionários consulares a recusarem o processamento do documento de acordo com a legislação vigente, enquanto o departamento reavalia os procedimentos de triagem e verificação.

Além de Brasil, outras nações afetadas pela medida são Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen. Segundo a Fox Digital, a suspensão terá início em 21 de janeiro e continuará por tempo indeterminado até que o departamento realize uma reavaliação do processamento de vistos.

Em novembro, o Departamento de Estado enviou um telegrama a consulados em todo o mundo, instruindo os funcionários a aplicarem novas e abrangentes regras de triagem sob a chamada disposição de "encargo público" da lei de imigração. 

Entre as orientações transmitidas aos postos estava a de negar vistos a candidatos que provavelmente se converterão em gasto público nos EUA. Os funcionários americanos foram instruídos a considerar uma ampla gama de fatores, incluindo saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e até mesmo a possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo no país.

O porta-voz da pasta liderada por Rubio, Tommy Piggott, disse em comunicado divulgado pela Fox que "o Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os EUA e explorariam a generosidade do povo americano".

O Itamaraty foi acionado, mas não se manifestou sobre o assunto até a publicação da reportagem.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.