Ouça este conteúdo
Romi Gonen (24), Doron Steinbrecher (31) e Emily Damari (28), cidadã dupla israelense-britânica, mantidas presas pelo grupo terrorista Hamas, foram soltas neste domingo (19). A informação foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel. A liberdade das reféns faz parte do acordo de cessar-fogo no Oriente Médio.
As três mulheres foram entregues a Cruz Vermelha e estão sendo direcionadas a um hospital, de helicóptero, que fica perto da fronteira com a Faixa de Gaza.
O portal de notícias The Jerusalem Post informou que segundo relatório entregue pelo Hamas ao governo de Israel as reféns “estavam em boas condições de saúde”. A informação foi confirmada pelos representantes da Cruz Vermelha que ajudaram no resgate das três primeiras pessoas libertadas pelo grupo terrorista.
O que disse Netanyahu após a libertação das reféns
De acordo com o The Jerusalem Post, o primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu expressou alegria pela libertação das reféns israelense. "Quero informar que nossos reféns foram transferidos para nossas forças e estão cruzando a fronteira para Israel. Estou muito animado", anunciou Netanyahu.
"Digam aos reféns: Uma nação inteira te abraça, bem-vindas ao lar. Sabemos que elas passaram pelo inferno. Elas estão deixando a escuridão para reentrar na luz. Este é um grande momento, um grande dia," acrescentou.
Violações do Cessar-fogo
Em um vídeo divulgado pelo Hamas, o porta-voz das Brigadas al-Qassam, Abu Ubaida, alertou Israel a se comprometer com o cumprimento do acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor neste domingo (19).
Ubauda disse aos mediadores que "qualquer possível violação israelense pode colocar o processo em risco", fazendo referência as vidas dos reféns que ainda estão presos.