Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pesca ilegal

Honduras e Jamaica debatem prisão de 32 pescadores

Honduras enviou hoje uma missão para a Jamaica com o objetivo de levar de volta 32 pessoas acusadas de pesca ilegal. A missão hondurenha é integrada pelo cônsul em Houston, David Hernández, e por Jorge Milla, do consulado em Washington, que permanecerão por três dias em Kingston.

A chancelaria disse, em comunicado, que "a comissão oficial tem o objetivo de garantir os direitos humanos de nossos compatriotas" e resolver os problemas legais que possam estar enfrentando. Entre os dias 7 e 13 de janeiro patrulhas jamaicanas confiscaram as embarcações "MissCassandra" e "Sensación", de bandeira hondurenha, e deteve seus ocupantes por pesca ilegal em suas águas territoriais.

No primeiro incidente, Honduras afirmou que os jamaicanos atacaram uma embarcação a tiros, mataram seu capitão e detiveram parte dos tripulantes. Na ocasião, Honduras protestou com o governo da Jamaica pelo uso excessivo da força, acusação negada pelas autoridades jamaicanas. Após a queda, em junho de 2009, do presidente hondurenho Manuel Zelaya, a Jamaica não reconheceu o governo de Porfírio Lobo, eleito após as eleições gerais de novembro daquele ano. As informações são da Associated Press.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.