As autoridades navais de Honduras informaram nesta segunda-feira que uma embarcação na qual supostamente navegavam dois norte-americanos que pediram socorro por rádio no sábado.
"Recebemos um pedido desesperado de ajuda por rádio e atendemos imediatamente, mas até agora não encontramos nada", disse, numa coletiva de imprensa, o comandante da força naval hondurenha, o contra-almirante José Domingo Meza, que não disse o que teria causado a emergência na embarcação.
O oficial disse que a embarcação, sobre a qual não se conhecem detalhes, saiu no sábado à tarde de Belize e teria naufragado pouco depois, perto de Cayos Zapotillos, cerca de 45 quilômetros e Puerto Cortés, no Atlântico.
O contra-almirante afirmou que a busca pelos náufragos no Golfo de Honduras ficou prejudicada por causa das chuvas que há uma semana atingem a região.
Uma patrulha hondurenha estendeu pelo domingo sua busca até o atol de Belize e "a busca continuará com o apoio de embarcações de guerra de Belize e da Guatemala", disse Meza.
A força naval guatemalteca não participa das buscas porque não recebeu nenhuma solicitação de ajuda, disse o chefe do Departamento de Informação e Divulgação do Exército, Byron Gutiérrez.