Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vitória do "não"

Imprensa britânica afirma que Reino Unido está salvo após referendo

Com uma ampla margem de mais de dez pontos, os escoceses rejeitaram nesta quinta-feira em referendo que a Escócia se tornasse independente do Reino Unido

 | Reprodução/Montagem
(Foto: Reprodução/Montagem)

A imprensa britânica destacou nesta sexta-feira (19) que o Reino Unido manteve sua integridade territorial com a vitória do "não" no referendo de quinta-feira (18) sobre a independência da Escócia.

O conservador The Telegraph respira aliviado ao proclamar em sua edição digital: "O Reino Unido está a salvo depois que a Escócia rejeitou a independência", enquanto o The Times, do grupo de meios de comunicação do magnata Rupert Murdoch, afirma que "A Escócia vota 'não' para pôr fim ao sonho de Salmond".

"A Escócia rejeita a independência", destaca por sua vez o The Guardian, entre fotos de ativistas do "não" eufóricos ao conhecer o resultado e um Salmond aparentemente compungido.

Com um trocadilho, o The Independent sentenciou: "O Reino Reunido: Escócia dá um 'não' claro à independência em um histórico referendo".

Com uma ampla margem de mais de dez pontos, os escoceses rejeitaram nesta quinta-feira em referendo que a Escócia se tornasse independente do Reino Unido.

O resultado consolidado dos 32 distritos escoceses apontou 55,3% do "não" à independência (2.001.926 votos) e 44,7% (1.617.989) da campanha do "sim", que defendia o governo autônomo escocês. A participação foi de 84,59% do total de eleitores do país, que é de 4.283.392 de pessoas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.